Prováveis Sinais e/ou Sintomas...

 

Allan Kardec - 1804-1869 

 

Prováveis sinais e/ou sintomas da ação de um Espírito mal sobre uma pessoa (obsessão):

"Amados meus, não acrediteis em todos os espíritos, mas examinai-os para ver se são de Deus, porque no mundo surgiram muitos falsos profetas." (1)

Pergunta 456: Os Espíritos veem tudo o que fazemos? Resposta: Podem vê-lo, pois estais incessantemente rodeados por eles. Mas cada um só vê aquelas coisas a que dirige a sua atenção, porque eles não se ocupam das que não lhes interessam. (2)

Pergunta 457: Os Espíritos podem conhecer os nossos pensamentos mais secretos? Resposta: Conhecem, muitas vezes, aquilo que desejaríeis ocultar a vós mesmos; nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados para eles. (3)

"Timóteo, guarde o que foi confiado a você. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento." (4)

Pergunta 972: Como os maus Espíritos fazem para tentar outros Espíritos, uma vez que não possuem o auxílio das paixões? Resposta: Se as paixões não existem materialmente, existem no pensamento dos Espíritos atrasados. Os maus alimentam os pensamentos deles arrastando suas vítimas para os lugares onde têm o espetáculo dessas paixões e tudo que pode excitá-las.(5)

Pergunta 972-a: Mas por que estimulam essas paixões, uma vez que não têm mais objetivo real? Resposta: É precisamente para provocar o suplício: o avaro vê o ouro que não pode possuir; o libertino, orgias das quais não pode fazer parte; o orgulhoso, honras que inveja e de que não pode desfrutar.(6)

Prováveis sinais e/ou sintomas:

- Dores (em especial de cabeça) e mal-estar generalizado, desconforto intestinal.

- Bocejos intensos e frequentes.

- Cansaço extremo e doenças recorrentes sem motivo.

- Se envolver com frequência em fofocas, julgar e/ou ofender os outros, etc.

- Baixa tolerância à frustração - Fica irritado facilmente, chegando até a perder o controle.

- Labilidade emocional - mudanças exageradas e sucessivas no humor, sentimentos e/ou emoções; chega a se sentir impotente sobre o controle de suas emoções.

- Desequilíbrio emocional sem uma causa aparente: estresse, ansiedade, angústia, tristeza, etc.

- Pensamentos recorrentes de ódio, fracasso, inveja, suicídio, etc.

- Pensamentos intrusivos - São pensamentos que surgem na mente sem que se tenha pensado neles, normalmente são sobre tragédias, desastres, sexo, ódio, exagerada autoestima, desejo de morte, destruição, maldades, Ciúme e desconfiança exagerada, Choro compulsivo, Agressividade, vitimismo, etc.

- Ver vultos e ouvir sons estranhos em casa.

- Dependência química, dependência emocional e tecnológica.

- Compulsão - exemplo: Compulsão por compras, jogos, sexo, exercícios físicos, etc.

- Transtornos: parafílico, do pânico.

- Delírios de grandiosidade.

- Sensação de mau pressentimento ou de que está sendo chamado por alguém, em especial durante o sono.

- Elevação exagerada do desejo sexual.

- Falta de concentração, Insônia.

- Acordar sempre à mesma hora durante a madrugada e perde o sono.

- Ter o mesmo sonho repetidas vezes (quase sempre pesadelos).

- Odores ruins surgindo do nada.

"No livro da médium Ivone Pereira, “Ressurreição e Vida”, a autora nos dá algumas dicas para saber se algum espírito está nos obsidiando ou obsidiando alguém próximo. São esses: olhar fixo, esgazeado ou fugidio, sem encarar ninguém; tiques e cacoetes nervosos; desalinho ou desleixo na aparência pessoal – excentricidade; agitação, inquietude, intranquilidade; medo e desconfiança injustificados; apatia, sonolência, mente dispersa; ideias fixas; excessos no falar, no rir; mutismo ou tristeza; agressividade gratuita, difícil de conter; ataques que levam ao desmaio, rigidez, inconsciência, contorções, etc.; pranto incontrolável sem motivo; orgulho, vaidade, ambição ou sexualidade exacerbados." Texto extraído do site:

https://www.letraespirita.blog.br/single-post/oquesaoespiritosobsessores.

 

Nota: Consulte sempre um médico, um médico psiquiatra ou um psicólogo para afastar qualquer hipótese de doença física e/ou psicológica. Afastada a hipótese, de doença física ou mental, procure um Centro Espírita para tratamento espiritual; entretanto, o tratamento espiritual pode ser feito juntamente com o tratamento do profissional de saúde. Leve sempre em conta: Nenhum tratamento espiritual substitui ou suspende o tratamento médico, ou acompanhamento psicológico.

 

Obras Consultadas:

(1) Primeira Carta de São João, 4:1. (1)

(2) Livro dos Espíritos, Cap. IX, Invetervenção dos Espíritos no Mundo Corpório - penetrar os nossos pensamentos, Trad. J. Herculano Pires.

(3) Livro dos Espíritos, Cap. IX, Invetervenção dos Espíritos no Mundo Corpório - penetrar os nossos pensamentos, Trad. J. Herculano Pires.

(4) Paulo, 1ª Carta a Timoteo, 6:20.

- Obsessão e Desobsessão - Autora: Suely Caldas Schubert - Disponível para leitura em Lar Bom Repouso: http://larbomrepouso.com.br ou https://www.larbomrepouso.com.br/e-books-2/, para ir direto para a página de e-books.

- A Obsessão, Allan Kardec - Casa Editora O Clarim.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Labilidade_emocionalAlteração.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Suicídio: Luís e a Pespontadeira de Botinas

  Allan Kardec - 1804-1869 Livro: O CÉU E O INFERNO Publicado em 1865 – Paris, França. Tradução Da 4ª edição (1869). Tradutor: GUILLON R...